Projetos

Conheça os projetos desenvolvidos pela FAUBAI

Levantamento de Cursos, Disciplinas e Atividades Oferecidas em Línguas Estrangeiras como Meio de Educação [LEME]

Com o intuito de atualizar o Levantamento de Cursos, Disciplinas e Atividades Oferecidas em Línguas Estrangeiras como Meio de Educação [LEME] em IES Brasileiras, convidamos sua instituição a participar desta importante iniciativa realizada pela FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional e que contou com apoio do British Council, nas edições de 2016 e 2018/19. As informações solicitadas serão disponibilizadas em uma plataforma on-line voltada para estudantes e pesquisadores internacionais, reunindo a oferta de cursos, disciplinas e/ou atividades em línguas estrangeiras.

Para participar, clique aqui.

Tomorrow

Para marcar as datas da Conferência FAUBAI 2020, que foi cancelada em função da pandemia, a FAUBAI desenvolveu o Projeto TOMORROW: Global Perspectives for Higher Education Internationalization, com 33 depoimentos de especialistas de diferentes regiões do mundo sobre os desafios e oportunidades para a internacionalização da educação superior no contexto atual e futuro. Para acesso aos depoimentos, clique aqui.
BRaVE-logo

BRaVE

O FAUBAI-BRaVE – Brazilian Virtual Exchange é um programa da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI que incentiva a implantação de intercâmbio acadêmico virtual entre as instituições de ensino superior brasileiras associadas, oferecendo a estudantes possibilidades de desenvolver  atividades cooperativas e multiculturais on-line, por meio de disciplinas com interface internacional, em parceria com instituições estrangeiras. Para mais informações, clique aqui.

Quartas Virtuais

Os Webinários Quartas Virtuais oferecem aos associados da FAUBAI compartilhamento de boas práticas e oportunidades de discussão e capacitação sobre internacionalização da educação superior. Para acesso às gravações, clique aqui.

Pesquisa FAUBAI: Impactos da COVID-19 nas IES Brasileiras

Visando oferecer contribuições aos nossos associados, a FAUBAI realizou uma pesquisa sobre “O impacto da COVID-19 nas IES Brasileiras e nos seus processos de internacionalização”. Os resultados podem ser conferidos aqui.

Repositório COVID-19

O Repositório COVID-19 reúne relatos de experiências, boas práticas, medidas, orientações, recomendações e outras ações e documentos relacionados ao enfrentamento da COVID-19 por parte de IES e outras organizações do Brasil e do exterior. Para acessar o Repositório, clique aqui.

International Talks

De outubro a dezembro de 2020, a FAUBAI e o British Council realizaram a Série de Webinários “International Talks” sobre internacionalização da educação superior. Para acesso às gravações, clique aqui.

Guide to English as a Medium of Instruction in Brazilian Higher Education Institutions 2018-2019

Desenvolvido pela FAUBAI, com apoio do British Council, o Guia EMI apresenta informações sobre cursos, disciplinas e atividades extracurriculares oferecidas em língua estrangeira, incluindo Português Língua Estrangeira, em mais de 80 instituições de ensino superior brasileiras, de todas as regiões do país. Para acessar a plataforma digital do Guia, clique aqui. Para visualizar o relatório-síntese, clique aqui.

Iniciativa Latino-americana para Internacionalização da Educação Superior

Iniciativa criada durante a pandemia por redes e associações de educação internacional da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru, para compartilhar desafios e desenvolver ações a partir de uma perspectiva regional com uma visão global. Para mais informações, clique aqui.

PROJETO ACE – Aprendizagem Centrada no Estudante

Projeto transnacional co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+ CBHE, teve início em 2020 e envolve mais de 20 instituições da América Latina e Europa.

PROJETO REC-MAT – Recognition Matters

O principal objetivo do Rec-Mat (Recognition Matters), um projeto no âmbito da Ação-Chave 2 financiado pelo programa Erasmus+, é contribuir para facilitar e promover o intercâmbio entre estudantes da Europa e da América Latina. Para tal, é crucial reduzir as barreiras à mobilidade relacionadas com o processo de reconhecimento académico, e permitir que as Instituições de Ensino Superior da América Latina implementem um processo de reconhecimento mais justo.
Saiba Mais.

Guia: Estudar no Brasil

Os guias “Estudar no Brasil” trazem informações e conselhos práticos sobre oportunidades de estudo em IES brasileiras. Foram desenvolvidos por Embaixadas do Brasil, em parceria com a FAUBAI, por ocasião de feiras e eventos promovidos no exterior. • Viajar a Brasil – Guia para Estudiantes • Partir au Brésil – Infos pratiques et conseils pour réussir son séjour universitaireStudieren in Brasilien – praktische Informationen und Tipps für deinen Studienaufenthalt

Políticas linguísticas para internacionalização

Diretrizes de políticas linguísticas para internacionalização de instituições brasileiras, com orientações e subsídios para Associados da FAUBAI. Para acessar o documento, clique aqui.

RIESAL – Rede Regional para o Fomento da Internacionalização da Educação Superior na América Latina

RIESAL é um projeto transnacional co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+ CBHE, com o objetivo contribuir para a melhoria da gestão da internacionalização nas IES na América Latina e no Caribe.

Ao lado de outras associações e IES latino-americanas e europeias, a FAUBAI participou deste projeto, que ofereceu cursos, webinários e banco de dados sobre o tema.

Para mais informações, clique aqui.

Higher Education and Student Mobility

A Capacity Building Pilot Study in Brazil

A FAUBAI, ao lado da CAPES, participou do estudo-piloto sobre mobilidade internacional de estudantes no Brasil, desenvolvido pelo Institute of International Education (IEE), no âmbito do Projeto Atlas, com apoio do Australian Department of Education and Training. Com o objetivo de capacitar as IES brasileiras na coleta de dados sobre mobilidade internacional de estudantes e na definição de suas estratégias de internacionalização, o estudo indica o impacto da internacionalização na educação superior brasileira e retrata a mobilidade internacional de estudantes em 158 IES do país. Para acessar o estudo, clique aqui.
the_international_dimension_of_he_in_lac_english-1-209x300

THE INTERNATIONAL DIMENSION OF HIGHER EDUCATION IN LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN

Projeto RIESAL Erasmus+ disponibiliza o livro “La Dimensión Internacional de la Educación Superior en América Latina y el Caribe”, com capítulo sobre a FAUBAI.
A FAUBAI integra o consórcio de instituições latino-americanas e europeias do projeto.

Saiba mais.

DECLARAÇÃO NIEA

Declaração conjunta da NIEA reforça a importância da internacionalização da educação superior e da pesquisa clique aqui.