Projetos

Conheça os projetos desenvolvidos pela FAUBAI

Tomorrow

Para marcar as datas da Conferência FAUBAI 2020, que foi cancelada em função da pandemia, a FAUBAI desenvolveu o Projeto TOMORROW: Global Perspectives for Higher Education Internationalization, com 33 depoimentos de especialistas de diferentes regiões do mundo sobre os desafios e oportunidades para a internacionalização da educação superior no contexto atual e futuro.

Para acesso aos depoimentos, clique aqui.

BRaVE-logo

BRaVE

O BRaVE – Brazilian Virtual Exchange é um programa da FAUBAI que incentiva a implantação de intercâmbio acadêmico virtual entre os Associados, oferecendo a estudantes de instituições de ensino superior brasileiras a possibilidade de cursar disciplinas com interface internacional, ministradas on-line, em parceria com instituições estrangeiras.

Para mais informações, clique aqui.

Quartas Virtuais

Os Webinários Quartas Virtuais oferecem aos associados da FAUBAI compartilhamento de boas práticas e oportunidades de discussão e capacitação sobre internacionalização da educação superior.

Para acesso às gravações, clique aqui.

Repositório COVID-19

O Repositório COVID-19 reúne relatos de experiências, boas práticas, medidas, orientações, recomendações e outras ações e documentos relacionados ao enfrentamento da COVID-19 por parte de IES e outras organizações do Brasil e do exterior.

Para acessar o Repositório, clique aqui.

International Talks

De outubro a dezembro de 2020, a FAUBAI e o British Council realizaram a Série de Webinários “International Talks” sobre internacionalização da educação superior.

Para acesso às gravações, clique aqui.

Guide to English as a Medium of Instruction in Brazilian Higher Education Institutions 2018-2019

Desenvolvido pela FAUBAI, com apoio do British Council, o Guia EMI apresenta informações sobre cursos, disciplinas e atividades extracurriculares oferecidas em língua estrangeira, incluindo Português Língua Estrangeira, em mais de 80 instituições de ensino superior brasileiras, de todas as regiões do país.

Para acessar a plataforma digital do Guia, clique aqui.

Para visualizar o relatório-síntese, clique aqui.

Iniciativa Latino-americana para Internacionalização da Educação Superior

Iniciativa criada durante a pandemia por redes e associações de educação internacional da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru, para compartilhar desafios e desenvolver ações a partir de uma perspectiva regional com uma visão global.

Para mais informações, clique aqui.

PROJETO ACE – Aprendizagem Centrada no Estudante

Projeto transnacional co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+ CBHE, teve início em 2020 e envolve mais de 20 instituições da América Latina e Europa.

PROJETO REC-MAT – Recognition Matters

O principal objetivo do Rec-Mat (Recognition Matters), um projeto no âmbito da Ação-Chave 2 financiado pelo programa Erasmus+, é contribuir para facilitar e promover o intercâmbio entre estudantes da Europa e da América Latina. Para tal, é crucial reduzir as barreiras à mobilidade relacionadas com o processo de reconhecimento académico, e permitir que as Instituições de Ensino Superior da América Latina implementem um processo de reconhecimento mais justo.
Saiba Mais.

Guia: Estudar no Brasil

Os guias “Estudar no Brasil” trazem informações e conselhos práticos sobre oportunidades de estudo em IES brasileiras.

Foram desenvolvidos por Embaixadas do Brasil, em parceria com a FAUBAI, por ocasião de feiras e eventos promovidos no exterior.

• Viajar a Brasil – Guia para Estudiantes

• Partir au Brésil – Infos pratiques et conseils pour réussir son séjour universitaire

• Studieren in Brasilien – praktische Informationen und Tipps für deinen Studienaufenthalt

Políticas linguísticas para internacionalização

Diretrizes de políticas linguísticas para internacionalização de instituições brasileiras, com orientações e subsídios para Associados da FAUBAI.

Para acessar o documento, clique aqui.

RIESAL – Rede Regional para o Fomento da Internacionalização da Educação Superior na América Latina.

RIESAL é um projeto transnacional co-financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+ CBHE, com o objetivo contribuir para a melhoria da gestão da internacionalização nas IES na América Latina e no Caribe.

Ao lado de outras associações e IES latino-americanas e europeias, a FAUBAI participou deste projeto, que ofereceu cursos, webinários e banco de dados sobre o tema.

Para mais informações, clique aqui.

Higher Education and Student Mobility

A Capacity Building Pilot Study in Brazil

A FAUBAI, ao lado da CAPES, participou do estudo-piloto sobre mobilidade internacional de estudantes no Brasil, desenvolvido pelo Institute of International Education (IEE), no âmbito do Projeto Atlas, com apoio do Australian Department of Education and Training.

Com o objetivo de capacitar as IES brasileiras na coleta de dados sobre mobilidade internacional de estudantes e na definição de suas estratégias de internacionalização, o estudo indica o impacto da internacionalização na educação superior brasileira e retrata a mobilidade internacional de estudantes em 158 IES do país.

Para acessar o estudo, clique aqui.

the_international_dimension_of_he_in_lac_english-1-209x300

THE INTERNATIONAL DIMENSION OF HIGHER EDUCATION IN LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN

Projeto RIESAL Erasmus+ disponibiliza o livro “La Dimensión Internacional de la Educación Superior en América Latina y el Caribe”, com capítulo sobre a FAUBAI.
A FAUBAI integra o consórcio de instituições latino-americanas e europeias do projeto.

Saiba mais.

Pesquisa Impacto COVID-19

Entre abril e maio de 2020, a FAUBAI realizou pesquisa sobre os Impactos da COVID-19 nas IES Brasileiras e nos seus processos de internacionalização.

Para acessar os resultados da pesquisa, clique aqui.

DECLARAÇÃO NIEA

Declaração conjunta da NIEA reforça a importância da internacionalização da educação superior e da pesquisa

clique aqui.