
Instituições Associadas em Ordem Alfabética
Faculdade de Medicina de Olinda
Estado: PernambucoResponsável: Inácio de Barros Melo Neto
E-mail: barrosmelo09@gmail.com
Telefone: (81) 3011-5454
http://https://fmo.edu.br/
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU -
Estado: PernambucoResponsável: Adriana Ruspoli
E-mail: Adriana.ruspoli@sereducacional.com
Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
Estado: PernambucoResponsável: Edvaldo da Silva Souza
E-mail: edvaldo.s@fps.edu.br
Telefone: 81) 3035.7777 / (81) 3312.7777
http://https://fps.edu.br/
Mais informações
A FPS tem por missão o desafio de uma instituição de educação superior que atue de forma indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As atividades de ensino não se restringem a preparar o indivíduo apenas para atender às necessidades da população, mas, fundamentalmente, objetivam formar profissionais para atuarem como agentes transformadores da sociedade, centrados em uma visão generalista.
Assim, identifica os princípios da construção coletiva, flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e problematização do saber como essenciais para a aquisição de uma aprendizagem significativa, articulada pela qualidade de ensino, pelas atividades de formação e preparação técnico-científica, que contribuirão para a autonomia intelectual e profissional. Para tanto, desenvolve seu projeto pedagógico ancorada nos princípios da metodologia ativa, através do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o mesmo método adotado nas melhores universidades do mundo.

GRUPO SER EDUCACIONAL (SER)
Estado: PernambucoResponsável: Adriana Ruspoli
E-mail: adriana.ruspoli@sereducacional.com
Telefone: 81 98432 2307 / 81 3412 6391
http://www.sereducacional.com/
Mais informações

IF Sertão Pernambucano (IFS-PE )
Estado: PernambucoResponsável: Marcos Martins Masutti
E-mail: marcos.masutti@ifsertao-pe.edu.br
Telefone: 87999964293
http://www.ifsertao-pe.edu.br
Mais informações
Criado nos termos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina (Cefet Petrolina), o IF Sertão-PE constitui-se em autarquia Federal, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), sob a supervisão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e regido por seu Estatuto, Regimento, Organização Didática e pelas legislações em vigor.
Entre as suas metas, destaca-se a formação de um número cada vez maior de cidadãos, instrumentalizando-os para a construção das condições necessárias a uma atuação ativa e transformadora. Pautando-se no princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolve suas atividades pedagógicas primando pela manutenção da credibilidade conquistada a partir da qualidade do ensino ofertado.
IFPE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
Estado: PernambucoResponsável: Jussara de Freitas Magalhães Pimentel
E-mail: arinter@reitoria.ifpe.edu.br
Telefone: 08138784740
http://www.ifpe.edu.br/

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Estado: PernambucoResponsável: Isnaldo Coêlho
E-mail: arii.gr@univasf.edu.br
Telefone: (87) 2101 6845
http://www.univasf.edu.br
Mais informações
Nesta bela região, foi criada em 2004 a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), formada por sete Campi distribuídos em três estados brasileiros, com sede em Petrolina, cidade do estado de Pernambuco.
A UNIVASF possui uma estrutura moderna e acessível, equipada por: bibliotecas com rico acervo __ são aproximadamente 40.000 exemplares entre livros, periódicos, mapas e materiais multimídia; restaurantes universitários; um Centro de Convivência com quadras poliesportivas e piscinas, possibilitando a pratica de esporte e atividades recreativas para os alunos; um Complexo Multi-eventos, com capacidade para acomodar, aproximadamente, 1.560 pessoas em auditórios climatizados, ambientados e equipados confortavelmente; um Espaço Ciência, prédio-conceito para realização de mostras científicas e demonstrações de experimentos a estudantes das redes de ensino fundamental e médio; uma frota de veículos direcionada ao Transporte Universitário entre os campi, como um serviço gratuito; de uma Web-Tv, a “TV Caatinga”, que desde 2012 transmite programas educativos com temáticas diversificadas nos campos das ciência, saúde e meio ambiente; além de salas de aula equipadas e climatizadas e de laboratórios didáticos com recursos de última geração.
O Campus de Petrolina (Campus Sede) está localizado no centro da cidade, ao lado do Parque Municipal, abrigando a sede administrativa e a Reitoria da UNIVASF. Possui 6 cursos de Graduação, 3 cursos de Pós- Graduação, e uma rede de cursos de graduação e pós-graduação à distancia. Conta ainda com um Hospital Universitário, uma unidade de referência em traumato-ortopedia e neurocirurgia para 53 municípios da região, integrando a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Médio do Vale do São Francisco (Rede PEBA - Pernambuco-Bahia), que assiste a uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes. Também possui um Centro estruturado e moderno de Educação Física e um Centro de Estudos e Práticas em Psicologia __ o CEPPSI.
Na UNIVASF projetos importantes contribuem para o progresso e o desenvolvimento da região, como o “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde __ o PET Saúde”, um programa dos Ministérios da Saúde e Educação destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviços, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do programa de saúde pública do Brasil - SUS. Projetos de pesquisa e extensão, além de programas de mobilidade estudantil internacional e do programa de internacionalização “Vale sem Fronteiras”, criado em 2014 com o propósito de desenvolver ações de fomento à efetivação de interações da UNIVASF com instituições estrangeiras em vários países, além de incentivar, informar, capacitar e apoiar graduandos na busca por oportunidades de intercâmbio para mobilidade acadêmica no exterior.
O Campus de Ciências Agrárias, localizado a aproximadamente 12 km do Centro de Petrolina, na zona Rural da cidade, abriga 4 cursos de Graduação, 5 cursos de Pós-Graduação, e uma Fazenda Experimental. O Campus possui ainda um Hospital Veterinário para tratamento de pequenos animais, Canil e Gatil, Biotério, um Museu de Anatomia Animal, além de sediar três grandes projetos: o “CEMA-Fauna” (Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga), que tem o objetivo de obter informações da fauna ocorrente no nordeste brasileiro. Além de ações realizadas in situ, o CEMA-Fauna atua no resgate de espécimes animais por meio de ações de conservação ex situ; o “CRAD” (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas), com o objetivo de monitorar e proteger a biodiversidade da flora das áreas prioritárias da bacia hidrográfica do rio São Francisco, também integra e coordena um consórcio de 11 instituições parceiras atuantes na região do Sub-médio São Francisco; e o “NEMA” (Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental), criado com o fim de executar as atividades referentes ao subprograma de Monitoramento da Cobertura, Composição e Diversidade Vegetal, dentro do Programa Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora.
O campus de Juazeiro, o principal dos três campi situados no estado da Bahia, abriga o Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais – IPCM e o Instituto de Pesquisas em Substâncias Bio-ativas – IPESB. Neste são oferecidos: 6 cursos tecnológicos de graduação nas áreas de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, da Computação e de Produção; 1 curso de graduação em Artes Visuais, e 1 curso de graduação em Ciências Sociais, além de 4 cursos de pós-graduação: Ciência dos Materiais, Engenharia Agrícola e Ambiental, Matemática, e Ensino de Física. Projetos inovadores em tecnologia da informação, automação industrial e agrícola, gestão e economia são desenvolvidos em estruturas modernas de pesquisa e desenvolvimento. Exemplos destacáveis são os projetos BAJATINGA e FCarranca nos quais os estudantes projetam, desenvolvem, constroem e aprimoram protótipos de veículos (mini-automóveis e aeromodelos) para demonstrações em competições nacionais e internacionais. Há também pesquisas envolvendo conhecimentos de robótica, agricultura de precisão, bio-combustíveis, entre outros temas.
Desde sua criação a UNIVASF vem cumprindo com destaque a sua missão de formar profissionais comprometidos e com alto nível, e de desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento humano, promovendo o bem estar dos cidadãos e o crescimento do Vale. É uma universidade dinâmica, inovadora e única, com cursos, projetos e ações efetivas, e que não pára de crescer firmando parcerias com as comunidades vizinhas, com empresas e instituições nacionais e estrangeiras.
Venha nos conhecer ! Bem-vindo ao Vale do São Francisco ! Bem-vindo à UNIVASF !
Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
Estado: PernambucoResponsável: Thales Castro
E-mail: thales@unicap.br
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)
Estado: PernambucoResponsável: JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO
E-mail: internacional@upe.br
Telefone: 81-31833662, 94884088
http://www.upe.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
Estado: PernambucoResponsável: Maria Leonor Alves Maia
E-mail: secci@ufpe.br
Telefone: (81) 2126.8006/ 2126.7021
http://www.ufpe.br
Mais informações
A UFPE é uma das melhores universidades do país. O QS University Rankings 2018 colocou a UFPE como a 16ª melhor universidade do Brasil e o Ranking de Universidades da Folha de S.Paulo de 2018 (RUF) nomeou a UFPE como a 10ª melhor instituição do país, classificando alguns de nossos cursos de graduação entre os melhores do país.
Na última década a UFPE tem se concentrado na internacionalização da universidade e já recebeu 1300 alunos internacionais e enviou mais de 4200 estudantes para o exterior. Também temos quase 200 parcerias ativas com instituições de 30 países diferentes e participamos de vários projetos desenvolvidos por instituições como a Capes, a Comissão Europeia e a Organização dos Estados Americanos (OEA / OEA).
Recentemente, com o apoio do Governo Federal, a UFPE expandiu seu escopo de atuação e ampliou sua interação com a sociedade, aumentando o número de alunos nos cursos já existentes e ofertando novas formações, em resposta às demandas sociais e econômicas relativas ao novo cenário econômico do estado de Pernambuco. Nossa missão é promover a educação de pessoas e a formação de conhecimentos científicos e técnicos e habilidades de padrões internacionais, de acordo com princípios éticos, ambientais e culturais.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)
Estado: PernambucoResponsável: LEUCIO CAMARA ALVES
E-mail: leucioalves@gmail.com
Telefone: 558133206010
http://www.ufrpe.br/br
Mais informações
A qualidade de ensino da UFRPE levou a Universidade a alcançar o status de estar entre as 18 melhores Instituições Federais de Ensino Superior do País, em 2007, além de ter sido reconhecida pelo Prêmio Melhores Universidades, da Editora Abril, como uma das três melhores do Brasil em Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.
A UFRPE desenvolve o ensino, pesquisa e extensão, através de políticas educacionais e da responsabilidade social, cumprindo com maestria, portanto, o papel fundamental de uma Instituição de Ensino Superior: formar cidadãos.
1