Encontros das regionais da FAUBAI

 

Regional

CentroOeste

Título e/ou tema do evento

Desafios da Internacionalização: Pensando e Repensando as nossa Práticas

Data

21 a 25 de outubro

Local

Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica

Site do evento

Forma de inscrição

As inscrições poderão ser realizadas por este link: https://forms.gle/7weQfSLCZyuYrpRv5

E-mail para contato

marisaespindola@unievangelica.edu.br

Descrição do evento (de 200 a 250 palavras)

O Evento é está inserido na V Semana internacional da UniEvangélica, com a finalidade de repensar as nossas práticas internacionais, para consolidação e ampliação das ações que contribuirão com a internacionalização das nossas IES. Serão dois dias de Programação com a presença da profa. Luciane Stalliviere e profa. Lourdes Zilberbeg e ainda a reunião de trabalho com os membros da regional com a profa. Vanessa da diretoria da FAUBAI.

 


 

Regional

Norte

Título e/ou tema do evento

ENCONTRO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO TOCANTINS – EIESTO 2019

Data

31 de outubro de 2019

Local

Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal do Tocantins – CUICA UFT

# Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, Câmpus de Palmas da UFT – Plano Diretor Norte, Palmas – TO, 77001-090

Site do evento

www.uft.edu.br

Forma de inscrição

online

E-mail para contato

relinter@uft.edu.br

Descrição do evento (de 200 a 250 palavras)

O EIESTO visa prioritariamente impulsionar a inserção exitosa das Instituições de Ensino Superior (IES) no cenário global por meio do fortalecimento e capacitação das mesmas frente aos desafios e oportunidades de internacionalização para a construção de redes globais e sistemas de ensino cada vez mais integrados.

 

Regional

Nordeste

Título e/ou tema do evento XI Workshop Internacionalização Universitária – Sinergia para o fortalecimento do Ensino Superior
Data 23 a 25 de setembro de 2019
Local Universidade Estadual de Feira de Santana – Feira de Santana, Bahia
Site do evento Não tem.
Forma de inscrição https://www.sympla.com.br/xi-workshop-internacionalizacao-universitaria__609196
E-mail para contato aeri@uefs.br
Descrição do evento (de 200 a 250 palavras)

O Workshop Internacionalização Universitária – WIU fomenta, desde edições anteriores, através de parceria, apoio e participação das Universidades dos Estados da Bahia e outras Instituições de Ensino Superior da região Nordeste, discussão da cooperação internacional evidenciada como elemento-chave para o progresso da ciência, da tecnologia e da inovação no país.

Este ano, com o tema “Sinergia para o fortalecimento do ensino superior”, pretende-se disseminar, sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica no sentido de preencher as lacunas de conhecimento  teórico e prático sobre a educação internacional.

Durante o evento,  a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS sediará, pela quarta vez, a Reunião da Regional Nordeste da FAUBAI, coordenada pela Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues da Universidade Federal do Piauí. Realizar o Encontro da FAUBAI em nosso Estado significa consolidar as IES baianas  no relevante circuito de discussões da internacionalização das universidades brasileiras, por meio da regional Nordeste. O evento é importante para que assessores internacionais de instituições de ensino superior do Nordeste se reúnam para discutir oportunidades de desenvolvimento da internacionalização e da educação superior.

 


Regional

Sudeste

Título e/ou tema do evento

Duplo Diploma, Rankings e Internacionalização em casa

Data

23/10/2019

Local

ESPM TECH, São Paulo

Site do evento

Não tem

Forma de inscrição

Formulário online: http://bit.ly/FAUBAI

E-mail para contato

internationaloffice@espm.br

Descrição do evento (de 200 a 250 palavras)

Justificativa:

Em um cenário onde se busca a visibilidade internacional e a produção conjunta de conhecimento, a formação de alianças estratégicas mediante a cooperação internacional é de extrema relevância. As alianças ocorrem nos diferentes níveis, seja por meio de acordos interinstitucionais em nível estratégico, seja por meio de pesquisas conjuntas em nível tático, ou ainda em acordos de duplas titulações.

Profissionais dos escritórios de Relações Internacionais precisam estar a par dessas oportunidades e poder dialogar sobre o assunto com representantes de entidades internacionais que fomentam cooperações, bem como com seus pares que praticam tais ações.

Objetivos:

Fomentar o debate de profissionais dos escritórios de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Brasil acerca dos processos de gestão da internacionalização da educação superior em curso no país e no mundo, em particular sobre a Dupla Diplomação, fortalecendo assim suas redes de contato.

Programação:

  • 9h: Recepção e Credenciamento
  • 9:20h: Abertura FAUBAI Sudeste (Dirigente da ESPM e da FAUBAI)
  • 9:30h: Reunião Administrativa da Regional Sudeste
  • 10:15h: Intervalo
  • 10:30h: Mesa Redonda “Troca de Experiências na Dupla Diplomação”
  • 11:45h: Fechamento do tema da manhã
  • 12h: Almoço
  • 13:30: Apresentação do Projeto RIESAL
  • 14h: Mesa Redonda: Troca de Experiências em Rankings
  • 15:30h: Intervalo
  • 15:45: Mesa Redonda: Troca de Experiências sobre Internacionalização em Casa
  • 17h: Encerramento

Regional

SUL

Título e/ou tema do evento Desafios e oportunidades para a internacionalização da Educação Superior Brasileira”
Data 16 e 17 de dezembro de 2019
Local Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Centro de Ciências da Saúde – Bloco H, Auditório da Pós-Graduação.
Site do evento https://sinter.ufsc.br/faubai-sul-2019/
Forma de inscrição https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVqrOLPOu_JxCsC_EEt6IKfm2ord95ooKPESIqY_0rm5N7fg/viewform
E-mail para contato faubaisul.ufsc@gmail.com
Descrição do evento (de 200 a 250 palavras) O encontro da regional sul visa à troca das boas práticas entre as universidades de cada estado participante. Num contexto de crise político-econômica é necessária essa troca para que possamos mais facilmente lidar com os desafios dela decorrentes. Todas as palestras e mesas organizadas têm como objetivo oferecer soluções práticas para as IES, abordando os mais diferentes aspectos no processo de internacionalização em que ela impacta. Serão abordados temas como: políticas linguísticas, internacionalização dos Programas de Pós-Graduação, a dinamização das ações de internacionalização em tempos de crise de financiamento, movimentos migratórios, estreitamento de laços entre universidade, sociedade e iniciativa privada. Espera-se que este evento não só traga informações relevantes para todos os participantes, mas que também ofereça um ambiente dinâmico e de trocas propositivas entre as IES da região sul do Brasil.