FAUBAI participa de debate sobre panorama da internacionalização pós-pandemia

A Presidente da FAUBAI, Maria Leonor Alves Maia, participou, na última sexta-feira (22), do Congresso Virtual UFBA 2020 – A Universidade em Movimento, no painel “Panorama da Internacionalização depois da Pandemia”. O debate contou também com as contribuições de Waldenor Barros Moraes Filho, Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Diretor do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federas de Ensino Superior (Cgrifes), e Ronaldo Lopes Oliveira, Assessor Adjunto para Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da moderação de Elizabeth Ramos, Assessora para Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ao avaliar as perspectivas da internacionalização após a crise do COVID-19 tanto em nível mundial quanto nacional, a professora Maria Leonor ressaltou que o tema é instigante por ser difícil de responder, já que o futuro ainda é incerto, e destacou o papel central que as instituições de ensino superior têm ocupado em todo o mundo, e em particular no Brasil, principalmente no debate, no apoio e na busca de soluções para a saída desta crise.

A presidente da FAUBAI pontuou ainda que uma das questões centrais do debate sobre o cenário durante a crise da COVID-19 e pós-pandemia tem sido a sala de aula e a necessidade de ressignificá-la para atender não apenas às demandas do cenário atual, mas também às trazidas pelo próprio século XXI.

“Várias instituições de ensino superior no Brasil foram desafiadas a remontar essa sala de aula em tempo recorde. A transposição da sala de aula física para uma sala de aula on-line pode ser complicada, mas pode também ser uma oportunidade. Se for bem estruturada, ela pode trazer muitas oportunidades de interação internacional, através do que chamamos de ‘internacionalização em casa’, oportunizando a troca de conhecimentos, conteúdos e boas práticas”.

Para conferir o debate inteiro, basta clicar no link a seguir: